DOR OROFACIAL, VOCÊ JÁ SENTIU?

Um dos principais responsáveis por ocasionar dores nesta região é o chamado hábito parafuncional que é quando há um funcionamento excessivo destas estruturas como por exemplo no bruxismo que é um hábito que leva o paciente a ranger/apertar os dentes geralmente durante o sono ou em vigília também. Na maioria das vezes ele está relacionado ao alto […]

A dor Orofacial é caracterizada por dores na face nas regiões das musculaturas mastigatórias, articulação temporo-mandibular e algumas dores no ouvido e de cabeça também podem estar associadas. Essas estruturas são extremamente próximas e com elas executamos funções vitais como Mastigação, fala e deglutição.

Um dos principais responsáveis por ocasionar dores nesta região é o chamado hábito parafuncional que é quando há um funcionamento excessivo destas estruturas como por exemplo no bruxismo que é um hábito que leva o paciente a ranger/apertar os dentes geralmente durante o sono ou em vigília também. Na maioria das vezes ele está relacionado ao alto nível de estresse e ansiedade, podendo ter influência com um alinhamento incorreto dos dentes e uma mordida mal encaixada.

Outro hábito parafuncional prejudicial é roer unhas e morder objetos. Estes hábitos podem causar desgastes, quebras e fissuras nos dentes, bem como as dores orofacais, dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular, que também pode apresentar estalidos, limitação de abertura bucal e travamento, tudo isso devido à contração excessiva dos músculos da mastigação.

Quando falamos em dor orofacial quase sempre estamos diante de um evento geralmente com causas multifatoriais, muitas vezes de difícil diagnóstico.

Para minimizar os sinais e sintomas a terapia mais empregada atualmente é a utilização de placas interoclusais, que são confeccionadas pelo dentista para protegerem os dentes e reduzirem a atividade muscular. Porém para eliminar o fator causal, é preciso reduzir a tensão psicológica através de atividades de relaxamento e muitas vezes lançar mão de terapias de controle de estresse. Em alguns casos é necessária a indicação da correção da mordida através de ortodontia, e de terapias de suporte através de um tratamento multidisciplinar com laserterapia, acupuntura, fisioterapia, ou até a prescrição de medicamentos.

.

11/04/2020

Por Dr. Frederico Kokol – Cirurgião Dentista CRO 88.247

& Drª Mariana Kokol – Cirurgiã Dentista CRO 98.144

Blog

Contato

    19 3476.3084

    19 99537.9591

    contato@kokolodontologia.com.br

    Rua Duque de Caxias, 79,
    Centro - Nova Odessa - SP
    Whatsapp