DICA 3 – Atenção! Mancha branca no dente da criança pode ser Cárie. A cárie geralmente se desenvolve por fatores como a higiene ineficiente e hábitos alimentares como mamar durante a noite sem escovar depois.
DICA 4 – NUNCA ameace a criança com injeção ou com a ida ao Dentista. Isso pode ser muito prejudicial para o relacionamento de confiança que o profissional tem que estabelecer com seu pacientezinho.
DICA 5 – A escovação da criança deve ser Supervisionada até por volta dos 7 anos, pois a criança dificilmente tem coordenação motora pra fazê-lo sozinha.
DICA 6 – O uso prolongado da chupeta e o hábito de chupar dedo pode prejudicar o desenvolvimento e posicionamento dos dentes da criança. O ideal é remover estes hábitos até 2 anos de idade.
DICA 7 – Se ocorrer um Trauma Dental em que sair o dente ou parte dele deve-se colocar gelo no local, manter o dente em soro fisiológico ou leite e buscar orientação de um dentista imediatamente.
DICA 8 – O Creme dental para a criança deve ser com flúor, porém a quantidade bem pequena, do tamanho de um grão de arroz.
DICA 9 – A dentição permanente se inicia por volta dos 6 anos com o 1º Molar permanente que nasce no fundo sem que caia um de leite. É muito importante os pais prestarem atenção e reforçar a higiene pois este é o dente com maior índice de problemas na vida adulta.
DICA 10 – O Bruxismo do sono pode ser fisiológico, porém é preciso que haja uma avaliação personalizada sobre as condições especificas em que o ranger de dentes está acontecendo.
DICA EXTRA!
Você é o espelho de seu filho!
Estimule-o a realizar hábitos de higiene junto com você!
22/04/2020
Por Drª Mariana Kokol – Cirurgiã Dentista CRO 98.144
& Drª Vanessa Valente – Cirurgiã Dentista/Odontopediatra CRO 75.125