A ansiedade nos faz nutrir hábitos muitas vezes deletérios e responsáveis por perpetuar este ciclo, como nos alimentarmos mal, buscarmos informações demais e focarmos somente no lado ruim da situação, podendo demonstrar certos sentimentos provenientes da ansiedade: medo desesperado e paranoico, sensação de abandono e solidão ou negação à realidade, ou tudo isso ao mesmo tempo.
Mas para lidar com a adversidade e superar a ansiedade em seu estágio prejudicial precisamos entender primeiramente que este problema não é só nosso, mas sim é algo que está acontecendo em todo o âmbito mundial, portanto precisamos lançar mão de nossa capacidade de Adaptação. Entender e aceitar que mudanças estão por vir é ser maduro emocionalmente para fazer reflexões e escolhas para superar estes acontecimentos.
Ter um balanço racional entre a realidade e o excesso de informações também é essencial para promover a saúde mental, buscando fontes confiáveis e evitando ser o disseminador do caos, repassando mensagens e notícias inverídicas.
Se colocar no lugar do outro, cuidar daqueles que você ama mantendo as conexões humanas, ainda que virtualmente e ajudar a sociedade como puder são ações que ajudam enfrentar as adversidades visando o equilíbrio e crescimento emocional.
Portanto, seguir as medidas de prevenção, cuidar do nosso emocional e encontrar maneiras de dar novos significados para aquilo que vivemos são passos essenciais para que possamos modular a ansiedade de forma que ela não nos paralise.
29/04/2020
Por Dr. Frederico Kokol – Cirurgião Dentista CRO 88.247
& Natalia Sanerip – Psicóloga CRP06/80449