Ter um filho é descobrir um mundo de coisas novas. A cada etapa novidades surgem, e com elas as dúvidas. Na odontopediatria uma das questões que mais chegam ao consultório é: “como cuidar da saúde bucal do meu filho?” ou “como incentivar a escovação?”
Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você consiga construir uma rotina de cuidado bucal fácil e saudável com o seu filho. Leia a seguir.
As fases do desenvolvimento bucal infantil
Antes de entender como cuidar da saúde bucal das crianças, é importante entender como acontece o desenvolvimento bucal na infância.
Dentição decídua
Essa é a primeira fase do desenvolvimento, que vai desde o recém-nascido até em média aos 3 anos, quando todos os dentes de leite estão na boca. O nascimento do primeiro dente geralmente ocorre aos 6 meses de idade, mas pode variar de criança para criança.
Dentição mista
Dentição mista é quando as crianças começam a mudar seus dentes de leite em dentes permanentes, e acontece de ter ambos os tipos em sua boca. Os dentes de leite geralmente começam a cair aos 6 anos de idade, e isso pode durar até 12 anos em média.
Dentição permanente
Este é o estágio final do desenvolvimento oral, quando as crianças não têm mais dentes de leite. Todos aqueles primeiros dentes foram substituídos por dentes permanentes.
Cuida da higiene bucal das crianças
Agora que você entendeu quais são as fases de dentição de uma criança, vamos entender como é possível incentivar a higiene bucal logo nos primeiros anos de vida.
A boca é uma estrutura complexa que inclui lábios, gengivas, língua, palato, bochecha e 32 dentes (considerando um adulto), além de fazer parte do processamento dos alimentos.
Uma saúde bucal perfeita é criada desde a primeira infância, com cuidados que se tornam hábitos que duram até a idade adulta, crianças com dentes fortes e saudáveis provavelmente serão adultos com dentes permanentes saudáveis.
Consequentemente, a principal responsabilidade recai sobre os pais que devem ajudar seus filhos desde cedo a cuidar dos dentes e desenvolver bons hábitos de escovação para prevenir problemas como cárie dentária.
Mas, isso não é tudo, para cuidar da saúde bucal de seus filhos, os pais também devem fornecer uma alimentação saudável e equilibrada, com evite o consumo excessivo de açúcar, e incentivar o uso do fio dental.
Comece cedo
A partir do aparecimento do primeiro dente de leite, é necessário seguir uma rotina de cuidados básicos, como limpá-lo com uma escova bem macia.
À medida que o bebê cresce, se torna necessário escovar os dentes com um produto adequado, desenvolvido especialmente para essa faixa etária e com a concentração ideal de flúor.
É preciso estimular o hábito de escovar os dentes três vezes ao dia e transformá-lo em algo que a criança gosta.
Crie uma rotina divertida
Para as crianças a obrigação de escovar os dentes não é algo natural e agradável, a menos que os pais criem essa rotina com os filhos desde cedo. Quando pais e mães conseguem isso, eles proporcionam muitos benefícios para o resto da vida de seus filhos e, nesse sentido, nada melhor do que o exemplo.
Os pais devem demonstrar que cuidam dos dentes e explicar aos filhos o quão grave pode ser não fazer isso. Mas, lembre-se: não assuste a criança, faça isso de forma calma com o objetivo de conscientizar.
Ensine
Muitas vezes esquecemos que estamos lidando com crianças, seres que ainda não sabem muita coisa que para nós é simples e habitual.
Diversas crianças não sabem como escovar os dentes direito e nessas horas é preciso a ajuda dos pais. Para que isso não ocorra de forma que iniba a criança, deixe que ela inicie a escovação para que depois você intervenha corrigindo e explicando a melhor forma de fazê-la.