Um aumento na ingestão frequente e excessiva de Açúcar proveniente da “fome emocional”: quando a comida não só mata a fome, mas melhora nosso ânimo, está eminente em tempos de “epidemia de ansiedade.”
Seu consumo excessivo pode predispor a um aumento ao risco de desenvolvimento da doença cárie, além de aumentar o risco de obesidade e doenças crônicas como diabetes por exemplo.
Para prevenir estes problemas é importante que se diminua a frequência da ingestão e se realize uma correta higienização dentária todas as vezes após se alimentar.
A importância da Mastigação também deve ser considerada pois ela é a primeira fase da digestão e deve ser realizada devagar, e com todos os dentes em harmonia aumentando a capacidade de triturar os alimentos podendo assim predispor a uma melhor absorção de nutrientes no processo de digestão.
Ainda sobre bons hábitos de autocuidado que relacionam a odontologia e nutrição salientamos a importância do consumo água. A hidratação frequente é necessária pois todos nossos órgãos precisam de água para seu adequado funcionamento, além de seu consumo frequente ser capaz de diminuir os resíduos alimentares na boca desfavorecendo desenvolvimento de doenças bucais e em tempos de corona vírus estudos prospectam que o consumo de água pode desalojá-los das vias aéreas superiores.
Sendo assim, aproveitemos nosso tempo e fiquemos atentos quanto a necessidade de cuidarmos de nosso maior bem: nossa saúde!
04/04/2020
Por Drª Mariana Kokol – Cirurgiã Dentista CRO 98.144
& Drª Maine Fernandes – Naturóloga e Nutricionista ABRANA 100344/CRN3-52983