Portanto a intenção aqui é reforçar aquilo que todos nós devemos fazer diariamente para cuidar de nossa higiene bucal e assim manter a saúde pessoal em dia.
Uma Escovação dental ideal deve ser feita com uma escova com cerdas macias e os movimentos devem abranger todas as superfícies dentárias sem que se aplique muita força e utilizando creme dental fluoretado de preferência não particulado, podendo durar em média 10 minutos.
O fio (ou fita) dental deve ser fino e delicado e deve ser usado NO MÍNIMO uma vez ao dia. Seu uso é ESSENCIAL para manter a saúde gengival e sem sangramento. Para facilitar existem fios com suporte.
Recomenda-se também diariamente utilizar o Higienizador de língua instrumento próprio que remove a saburra lingual, aquela camada branca que fica sob a superfície da língua e pode causar mau hálito.
O Enxaguante bucal, também pode ser um aliado para manter o bom hálito pois seus diversos aromas tem a capacidade de dar uma sensação de refrescância e limpeza. Porém, vale salientar que para garantir uma adequada higiene bucal é preciso fazer a remoção mecânica da placa bacteriana, ação esta que só é eficiente com os instrumentos citados acima.
Para algumas situações especificas (uso de aparelhos ortodônticos, próteses dentárias etc.) recomenda-se o uso de escova interdental, escova tipo Unitufo ou escovas especiais de prótese.
Portanto lembre-se: investir TEMPO na correta higienização é dar lugar a prevenção e parafraseando os antigos “Prevenir é melhor (mais barato e menos desconfortável) que remediar!”
24/03/2020
Por Dr. Frederico Kokol – Cirurgião Dentista CRO 88.247
& Drª Mariana Kokol – Cirurgiã Dentista CRO 98.144